segunda-feira, 7 de novembro de 2011


Engraçado, depois que comecei a utilizar carvão, olho para objetos e paisagens e, mentalmente, converto para tons de cinza, como fosse mesmo po-las no papel. Quando o objeto visualizado é branco fica mais fácil. Foi o caso desse objeto, um búzio.
a inspiração serve apenas para criar algo, de inicio esse desenho foi só técnico mesmo, já que o momento não estava muito propicio, não estava muito animado. Cada desenho remete ao momento que foi feito.
Não tinha nada em mente, pelo menos não o do resultado final. De inicio ia só desenhar a concha, mas um desenho é muito imprevisível, eu começo e não sei onde termina, ai que entra a criatividade, a criação.
Nesse desenho tiveram coisas inéditas, senti a necessidade de fazer riscos brancos mais espessos e a borracha era muito grossa, comprei então um lápis-borracha, foi bem util. Depois que terminei o trabalho com o carvão quis escrever algo em uma parte em branco do papel. Não pensei muito, comecei a escrever o que saia da minha cabeça, depois li, alterei algumas palavras para me dar sentido, e repassei para o desenho. Aprimorei a técnica de escrita, o desenho das letras.
Escrevi algo relacionado a búzios e destino, pouco sei sobre o tema, independente de sua existência ou não, no meu caso prefiro não saber nada a cerca de meu futuro, cartas, búzios, mãos, revelação divina... A lista é extensa. Lancei ai no texto algo sobre "minhas escolhas fará meu futuro", é o que mais sigo.
Não gostei muito de usar carvão ou lápis de cor preto para escrever, igual fiz em outros trabalhos, nesse usei uma .. Não sei o nome disso, é como se fosse uma canetinha com a ponta super fina. Usei também para dar um contorno, de leve em algumas áreas do desenho, pois notei que ele estava com aquela aparência de embaçado, deu um realce legal.
Não sei se é impressão, mas na ola de esborrifar o verniz há uma perda de qualidade no desenho, fica meio borrado, vou atrás de verniz próprio para desenho.

papel canson (escolar)
carvao
caneta ponta fina
lapis borracha
esfuminho

Nenhum comentário: