segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Esse ai curti muito fazer!
Praticamente terminei em algumas horas, deixei alguns detalhes para o dia seguinte, normalmente os desenhos anteriores levavam de 4 a 1 semana para terminar, por relaxo de minha parte
Fiquei vasculhando o que desenhar desde a hora da janta, nada encontrado peguei um livro e ia fazer uma gaivota. Mas nao curto muito de fazer desenho atravez de imagens, e como ja a algum tempo queria fazer algo relacionado com capoeira, a gaivota fica para uma proxima vez, talvez.
Modelo vivo: caxixi, logo que eu o peguei duvidei um pouco que iria conseguir desenha-lo, achava muito complexo com aqueles trançados de palha. Mas logo no esboço inicial, que comecei a dar forma, vi que alguma coisa sairia. O truque para dar certo foi nao fazer nenhuma copia perfeita do objeto original. Venho percebendo que gosto de fazer desenhos representativos, e nao cópias, por isso as vezes deixo partes do desenho sem terminar. De inicio fiz o caxixi, nao tinha nada em mente de como seria o resultado final, se eu agregaria alguma coisa a mais. As ideias iam surgindo ao longo do trabalho. É incrivel como tudo foi momentano, eu sabia exatamente o que fazer assim que encostava o carvao no papel, e ao mesmo tempo nao sabia o que viria depois, e sentia uma certa segurança. representei no caxixi apenas areas mais escuras, e os trançados usei o lapis borracha. Terminado o caxixi, decidi colocar mais tres elementos, um berimbau, um pandeiro e um dobrao. Fiquei um tempinho planejando as posiçoes, ja definido coloquei em pratica. Me preocupei em desenhar os objetos numa proporçao semelhante ao real. Para fazer o circulo do pandeiro usei uma tampa. depois de fazer um risco perfeito ao redor da tampa me preocupei em desalinhar o risco, deixando-o tremidos e imprecisos, apenas respeitando o circulo. Novamente os borroes, a caneta fina, as letras , isso ta virando uma caracteristica minha. Os borroes da cabaça dei uma reforçada com a caneta fina, e usei a borracha para dar um formato irregular no sombreamento.
Ate esse trabalho tinha um receio de fazer contornos expressivos, por conta de algo que li a respeito, mas no meu caso o contorno cai muito bem. Na biriba fiz uns ricos, e nao delimitei sua extençao, deiferente do pandeiro que, devido as bordas do papel nao deu para compreta-lo.
Delimitei tambem areas em que os elementos se encontram, na sobre-posição, essas areas ficaram sem terminar tambem.
Ja antes de começar o desenho sabia que teria algo escrito, sinto que o resultado final fica mais completo com a dupla palavras + desenho.
Peço licença ao Mestre Tony Vargas, esse texto é um trecho de uma musica dele, que mentalmente estava acompanhando o trabalho.
Escrevi "cançado" ao invez de "cansado", vou deixar assim mesmo, teve erro ortografico mais não alterou a ideia do texto.
escaneei antes de invernizar, ja com medo de ter uma alteraçao na qualidade.
papel cansom (escolar)
carvao
esfuminho
lapis borracha
borracha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário